“O termo vem do grego autodídaktos. Que ou quem
aprendeu ou aprende por si, sem auxílio de professores.” Wikipédia
Professor e
aluno
Um
autodidata tem a função de aprendizagem duplicada porque ele tem de ensinar e aprender.
Pode parecer contraditório mas é mesmo assim. Num ensino regular, em que existe
um professor a ensinar alunos, o professor selecciona o material que sabe que
será necessário para os alunos atinjam os seus objectivos, de acordo com a área
em que eles estão inseridos. E o aluno, neste sistema, tem apenas o trabalho de
aprender. Chegar com uma mente aberta e pronta para recolher informações
fornecidas pelo professor.
Mas no
autodidatismo o aluno é também professor. Ele terá de estabelecer os seus objectivos
e de acordo com os mesmos procurar toda a informação de que pode beneficiar de
modo a atingir os objectivos pré-estabelecidos.
Maturidade e
Multiculturalidade
Mas para
isto é preciso muita maturidade. Maturidade para saber que muitas vezes aquelas
matérias menos atraentes e que possam parecer secundárias são essenciais para
criar um conhecimento forte e conciso.
No caminho
do autodidatismo são muitos os que negligenciam certas áreas de conhecimento e
mais tarde sofrem consequências desse erro. Resumindo, mais vale aprender tudo
e devagar, do que tentar arranjar atalhos e acabar num precipício.
Exemplo de
caso:
Se quiserem
ser um modelador de personagens 3D, não bastará apenas aprender uma ferramenta
3D. Também devem expandir os seus interesses para outras áreas complementares:
- Desenho
- porque, em primeiro lugar, vos dará uma noção excepcional do espaço
e volumes, o que será imprescindível na
criação de modelos realisticamente correctos, e à medida que aprenderem mais
desta arte milenar ser-vos-á mais fácil transferir as suas ideias para o papel
e de uma forma mais fidedigna.
- Anatomia –
essencial para modelar os diferentes componentes do corpo das suas personagens.
Ajuda imenso saber aonde está o quê, para o que serve e como se altera com o
movimento. E este conhecimento é válido tanto para personagens realísticas como
as fantasiosas. Embora na fantasia e ficção-científica se crie seres que não
existem é preciso dar-lhes uma estrutura lógica e funcional, independentemente
de se parecer ou não com os seres que conhecemos.
- Ilustração
– é certo que não quer que o seu personagem fique apenas com aquele material
básico e sem vida. Por isso invista também em Ilustração, para poder aprender a
texturizar com maior sucesso as suas personagens.
- Fotografia
e Física – de modo a aprender como funciona o olho humano – ilusões a que é
susceptível; as luzes – reflexões, refracções; as cores – saber organizar as
cores numa composição de forma a transmitir melhor as suas ideias/emoções; etc.
E não foque
apenas na parte física/técnica. Leia também sobre Comunicação Social,
Psicologia de forma a dar às suas personagens mais do que uma mesh oca. De nada
vale a pena ter qualidades técnicas se depois não souber transmitir, através
das obras, ideias, pontos de vista, conceitos.
Organização
e Planificação
E isto é só
o início. Uma vez seleccionada toda a informação que acha necessária para
construir um conhecimento bem estruturado, terão de segmenta-la e reparti-la
cronologicamente. Organize as matérias por uma ordem funcional e coerente.
Segmente cada bloco de conhecimento em pequenos bocados para facilitar a
absorção de conceitos.
Depois disso
tente calcular quanto tempo será necessário para entender cada conteúdo para
poder criar um programa de estudos realístico. Nada do tipo “uma semana deve
chegar para aprender Fotografia”. Lembre, quanto mais tempo perder agora a
organizar tudo, mais ganhará no futuro.
Disciplina
Apenas agora
passará ao estatuto de aluno e irá navegar por todo o programa que criou e irá,
em primeiro lugar, criar um horário de estudos. Mas tenha o cuidado de criar
algo realístico, que possa cumprir e que não interfira com as suas outras
tarefas.
Leve sempre
a teoria e a prática juntas
Com isto
quero dizer que depois das aulas teóricas deve tentar sempre produzir um
exercício para colocar em prática o que aprendeu. Preocupe-se ainda em manter
um ritmo diário de aprendizagem, nunca caia na tentação de deixar para amanhã o
que pode fazer hoje.
Relacione-se
com os seus semelhantes
Relacione-se
na Internet. Certamente haverão internautas interessados nas mesmas áreas que
você, por isso vá a fórums, frequente grupos online, leia blogs sobre as
matérias que está a estudar, será um óptimo exercício ouvir os que os outros
têm a dizer.
Sempre que tiver
uma ideia sobre algo, exponha-a. Assim terá um feedback da comunidade em que
está inserido. Participe em debates, assim poderá os assuntos de outros pontos
de vista e poderá adicionar ou rejeitar novas formas de ver um mesmo assunto.
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