Fórums? Só em último caso


Quantas vezes isso já vos aconteceu?
Estão a seguir aquele tutorial que viram na Internet e o tutor esquece de explicar algo que é essencial para continuar a acompanhar o tutorial. Por exemplo, pressiona uma combinação de atalhos e abre um menu com várias opções para transformar o objecto. O que fazer? Primeiro, certamente retrocedem o vídeo umas dez vezes à procura de alguma pista. Mas para a vossa frustração não há lá nada que explique o processo.



Então aí, passam do primeiro passo logo para o último, postar um tópico nos fórums e ficar horas a espera que alguém responda à vossa pergunta.



Alguém já passou pelo mesmo
Mas esse passo ainda pode esperar, há outras maneiras mais rápidas e enriquecedoras a longo prazo de procurar a resposta para a vossa dúvida. Pensem que certamente alguém já teve a mesma dúvida e seguiu o mesmo processo que vocês estavam prestes à seguir.

Todos os fórums têm uma barra de pesquisa, então faça uma pesquisa, então faça uma pesquisa no fórum pelas palavras chave da dúvida que tem e muito provavelmente encontrarão o que procuram. Se por ventura não tiverem sucesso não cedam, ainda, à tentação de criar um tópico.

Vão aos motores de busca, Google, Yahoo, etc. Estes motores reúnem a informação de toda a Internet e será difícil não encontrar o que procuram. Mas é preciso ter em conta como pesquisar por que muitas vezes com o conhecimento útil vem muito "lixo" à volta. E para filtrar esse resultado há alguns truques que pode utilizar logo no momento da busca:


E lembrem-se, se tiverem conhecimentos de outra língua, inglês por exemplo (a língua oficial da Internet), tentem também procurar a informação nessa língua.

E se mesmo assim não conseguirem encontrar uma resposta, estão autorizados a ir aos fórums. Mas uma vez no fórum, tentem ser o mais específico possíveis na explicação da questão. Sejam o mais detalhados possíveis e usem o vocabulário correcto.

Leiam ainda:

Sem comentários:

Enviar um comentário