O que CG quer dizer?

CG quer dizer Computer Graphics, que em português se traduz em Computação Gráfica. Este termo engloba todo o tipo de gráfico criado e/ou parcialmente manipulado utilizando computadores com a ajuda de um software e hardware especializados.

Para explicar melhor este conceito voltarei um pouco atrás no tempo para até a génese da CG. Tenha em conta que esta explicação é um bocado genérica e não focará em alguns detalhes que embora importantes, não considero relevantes para este post. No entanto, aconselho-o a ler certos artigos:


No início, os computadores eram básicos receptores, armazenadores e processadores de dados. Numa analogia um bocado radical, eram calculadoras. Mas nos anos 60 foi introduzido o conceito Computer Graphics (bolt), que na altura denominava simplesmente informação no computador que não era transmitida em forma de texto ou som. Aí nasce a CG.

Mais tarde, com a evolução da tecnologia, foi implementado o conceito de user interface. O utilizador passou a ter, no monitor, a informação disposta num registo visual e mais agradável que pudesse interpretar com maio facilidade, uma interface gráfica. Algoritmos agora traduziam-se em imagens facilmente interpretadas pelas pessoas sem qualquer formação em computação (isto, mais tarde, possibilitou a venda em massa de computadores à comunidade "civil", instituindo assim o PC - personal computer -, computador pessoal).

E é esta a base da computação gráfica, algoritmos transmitidos em gráficos.

E tendo em conta o conhecimento da última frase veremos como estas duas palavras (computação gráfica), hoje em dia, abrangem uma vasta área de conhecimentos. Desde a ilustração digital em que o computador lê os dados do movimento da caneta na tablet e os traduz em imagem, passando pela edição de imagens em programas como Gimp/Photoshop, em que somos capazes de manipular a informação inicialmente contida nos ficheiros até a área 3D (já mais ligada ao Blender 3D) em que podemos produzir modelos 3D a partir do nada, animá-los, criar efeitos visuais, etc, tudo está incluído nesta sigla CG.


Imagem real               -                 Imagem CG
Como podem verificar esta pequena sigla que encontram a navegar aí pelo oceano que é a Internet é muito mais vasta e abrangente do que pode, inicialmente parecer.

Em baixo pode ver um primeiro vídeo sobre a evolução da Computação Gráfica nos seus primeiros tempos e um segundo sobre a evolução do CGI - Computer Generated Imaging (imagem gerada por computador) aqui a imagem não assume o significado usual mas sim trata-se de imagem em termo de filme e vídeo:





Sem comentários:

Enviar um comentário