A Internet é uma distração



O título pode parecer um exagero mas é a mais crua realidade.

A Internet está cheia de conhecimento imprescindível, é verdade, mas infelizmente à volta deste conhecimento orbitam outros totalmente fúteis e desnecessários do ponto de vista produtivo. Excepto raros casos.

Vídeos de gatinhos a fazer coisas fofas. Aqueles bebés queridos a rir por tudo e por nada. Aquela performance espectacular no X-Factor. Enfim, a lista continua, cheia de assuntos fúteis. Por outro lado, também há outro tipo de distração. A distração do tipo interessante: notícias sobre o Mundo, um tweet sobre um artigo interessantíssimo. Um post no Facebook de um vlog sobre Como Ser Um Grande Artista 3D.





Mas acredite em mim, estas informações ficam para sempre na Internet, enquanto que o foco total é bastante difícil de atingir. E uma vez conseguido não devemos desperdiçá-lo.

Por isso, aconselho-o a gerir bem a sua exposição à Internet durante o seu período de trabalho. Não proponho que desliguem por completo porque a Internet é certamente importante para certas etapas do processo.

Dividi o processo de execução de um projeto em 4 partes de acordo com o critério de uso da Internet:

Primeira Etapa
Nesta etapa precisa decidir o que vai fazer e como vai fazê-lo. E aqui não vai precisar da Internet. Durante a sua vida o seu cérebro já recolheu informação suficiente para ter um ponto de partida. Por isso não subestime as suas capacidades pessoais. E a Internet neste estágio inicial só iria complicar as coisas confundindo as suas ideias. Veja esta etapa como fazer uma lista com os itens que vai comprar antes de ir à compra.




Segunda Etapa
Já tem a sua ideia base/ponto de partida decidido e já está pronto para começar. Agora sim pode e aconselho que use a Internet. Mas apenas como fonte de referências. E sublinho referências porque nesta altura já tem uma ideia base que vai filtrar a a sua pesquisa e servir de escudo para aquelas distrações de que falei acima. Agora já está no supermercado e não vai sentir necessidade de comprar produtos que por mais que brilhem, sabe que não lhe interessam. Vai apenas pegar no seu carrinho e ir directamente à prateleira onde está o essencial.

Terceira Etapa
Nesta etapa já tem tudo o que precisa e deve desligar a Internet pois não irá precisar dela para nada. Chegou a hora de juntar o seu conceito, que elaborou na primeira etapa, com as suas referências, da segunda etapa é passará à prática.

Quarta Etapa
Quarta e última etapa. Nesta altura o seu projeto já está terminado e chegou a hora de partilhá-lo. Já pode voltar a ligar a Internet e aproveitar dos seus recursos para divulgar o seu trabalho. Poste em fórumsm redes sociais, envie por email, etc.

Leia também:

  • 10 Tips While Learning Blender 3D,  versão original publicada por Mathias Pedersen
  • 10 Dicas Para Aprender Blender 3D, versão adaptada, traduzida pelo BlenderTotal


Sem comentários:

Enviar um comentário