A Realidade por detrás do sonho 3D



Todos os dias chegam novos usuários entusiasmados com a aprendizagem da área 3D (eu não fui excepção) mas que não têm uma noção do que esta área pede em troca. Em outras palavras, chegam como o rapaz da imagem que está no início do tópico, encantados pelas estrelas, com vontade de esticar o braço a alcançá-las. Mas sem noção da distância entre os dois.


Isto, na minha opinião, é em parte devido ao hábito que trazem de ver apenas produtos finais e nunca o trabalho que foi preciso para chegar a tal fim. E mesmo, muitas vezes, os Making Of e os Behind The Scenes não transmitem essa parte dolorosa da criação de Arte. Até porque se mostrassem primeiro o lado "amargo" seriam muito menos os que se atreveriam a navegar por estes mares.


Bem, para criar uma obra com a qual estejamos verdadeiramente satisfeitos é preciso muita motivação, dedicação e persistência para não desistir pelo caminho. Uma animação, por exemplo, tendo em conta alguns factores podemos considerar trabalhar com 24/25 ou 30 frames por segundo, porque está provado cientificamente que em medidas inferiores o nosso cérebro consegue captar as imagens individualmente e perder-se a fluência de movimento que é a base da Animação.

Então vamos fazer umas contas para saber o que seria necessário para fazer um filme com 90 minutos. Ora, 24 frames por segundo, 1 minuto tem 60 segundos e são 90 minutos. Então seria 24 x 60 x 90, que dá 129600...frames. Desmotivado? Bem é a dura verdade, a Animação é um trabalho metódico, exigente em que é preciso prática, prática e prática.


E mais importante, é necessário ter uma paixão pelo que se faz. Pois se formos dar a este trabalho todo por algo que não amamos é simplesmente estúpido.


Para ajudar-vos, tenho este artigo que tive a oportunidade de ler nos meus primeiros tempos e serviu para eu ter melhor noção do que me esperava pela frente.

Leia a versão original publicada por Mathias Pedersen, um grande artista na comunidade Blender:


Também para ajudá-lo na aprendizagem do Blender veja estes tutoriais:


Sem comentários:

Enviar um comentário